quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Investindo no sonho do Parto Natural - Vila Mamífera

Queria compartilhar com vocês o post que escrevi para o Vila Mamífera:

"De uns anos para cá comecei a questionar muitas coisas do nosso dia-a-dia, e buscar alternativas mais saudáveis e naturais.
Foi no meio desses questionamentos que me deparei com um que mais mudaria a minha vida: por que a maioria das mulheres que eu conheço, na hora de trazerem seus filhos ao mundo fizeram uma cirurgia?
Embora todas elas tivessem algum “motivo”, não fazia sentido para mim, já que durante toda a história humana as fêmeas tivessem parido suas crias naturalmente, e de repente tivesse surgido uma leva de mulheres cheias de impedimentos.
No meio de textos sobre humanização e vídeos de partos tomei duas decisões importantes e imaginei que aconteceriam nessa ordem:
1- Eu queria ser uma Doula, poder ajudar mulheres a redescobrirem e resgatarem seu verdadeiro poder.
2- Quando chegasse minha hora de ser mãe, seria natural, o mais natural possível. Seria amor, respeito, conexão!
Mas as coisas não aconteceram exatamente como eu havia planejado… Acho que as coisas acontecem quando tem que acontecer, quando está na nossa hora de passar por todos os aprendizados que aquilo irá nos trazer.
Minha menstruação não atrasou nem sequer um dia, mas eu sabia! E foi com toda essa certeza que fui até uma farmácia comprar um teste de gravidez que mudaria toda a minha vida.
Na hora que vi aqueles dois tracinhos, vi também meu sonho se despedaçando: Eu ainda não tinha feito meu curso de doula, e nem tinha um emprego (e dificilmente conseguiria um como gestante).
Meu companheiro tinha acabado de começar a seguir sua verdadeira paixão pela arte e investir na carreira de tatuador! E para piorar nossa situação: como iria conseguir humanização na cidade que moramos?!
Já estava desistindo, quando conheci uma doula-anjo de uma cidade próxima a minha que me incentivou a lutar pelo meu sonho, me passou contato de várias equipes de parto que poderiam atender na nossa região e me sugeriu fazer uma Vakinha para nos ajudar financeiramente.
Ver meu sonho se aproximando novamente fez com que eu finalmente me abrisse totalmente, de alma e coração para receber todos os aprendizados dessa nova fase! Me reavivou e me animou! E foi com esse novo pique que eu resolvi começar a costurar algumas coisinhas do enxoval, e absorventes ecológicos para o meu pós-parto. Me preparando para a chegada do nosso filho pensei: uso absorventes ecológicos há anos e sempre que surge uma oportunidade defendo o uso deles e a aceitação das mulheres de algo tão lindo e sagrado que é o sangue menstrual. Amo costurar, então, porque não juntar isso tudo e transformar numa forma de eu ter uma renda para nos ajudar? E assim surgiu o Ateliê Semente da Vida, meu empreendedorismo materno!
Se consegui meu parto sonhado e como foi, ainda não posso contar para vocês, pois essa história ainda não chegou no “final”, ainda estou de 20 semanas, mas posso falar que aprendi e estou aprendendo muitas coisas que posso compartilhar com vocês!

- Se querem ter um parto humanizado e respeitoso, mas acham que não vão conseguir, por causa do local onde moram: não desistam! Procurem uma doula próxima e grupos no facebook, com certeza te ajudarão a encontrar um médico, casa de parto ou uma equipe de parteiras próximos a você!
- Se o problema for financeiro, a maioria das equipes humanizadas facilitam e dividem o pagamento, e dá para fazer uma Vakinha e pedir doações, para ajudar a arrecadar o dinheiro. Não se deixe abalar, nem se sinta envergonhada se receber comentários negativos, pois sempre tem pessoas para criticar nossas atitudes, independente de quais forem, mas acredite: seu filho e você merecem o melhor, merecem respeito e amor!
-Não desista do seu parto: pesquise, estude, se empodere e acredite! Você vai conseguir!"


Para quem quiser ler o post original: 
Investindo no sonho do Parto Natural
Para quem quiser nos ajudar: Vakinha para o Parto Humanizado (Lúcia e Sinval)

Nenhum comentário:

Postar um comentário