terça-feira, 5 de novembro de 2013

Enxoval do Bebê?


Depois de muita correria para terminar os últimos detalhes e enviar uma encomenda (depois venho contar direito sobre isso!), vim fazer o post sobre o Enxoval do Bebê! 
Eu peguei a lista de um site "grande e famoso" sobre bebês, gravidez e maternidade, o Bebê.com.br, para usar como diretriz, e ai vou dando as minhas opiniões!


Vamos por etapas:

Enxoval:

4 conjuntos de camisinhas pagão 
5 macacões com mangas 
5 macacões sem mangas 
5 macacões de sol (caso seu bebê vá nascer no verão) 
4 camisetas 
4 conjuntos de lã (macacão, casaco, toca, sapatinhos...) 
2 casaquinhos 
3 pares de meias 
- Acho que a questão das roupas tem que ser avaliada, por exemplo: se o seu bebê vai nascer em uma época do ano fria, para que comprar um monte de roupinhas RN de calor? 
- Estou optando por comprar bodies nos tamanhos menores (ao invés de pagãozinhos), e camisetas tamanho G.
- Outra coisa que eu penso é que não vale a pena comprar um monte de coisas RN, pois perde muito rápido, ainda mais se o bebê nascer grande!

3 babadores  Acho que já tem mais de 3, mas não comprei nenhum! Minha mãe bordava para fora, e comprava de montes essas coisinhas, então estamos aproveitando os que sobraram! 

4 viras de mantas  Tem alguns de quando eu era bebê, mas se eu tivesse que comprar, não compraria! Acho inútil! 

2 mantas de lã quentes  Estou costurando eu mesma de soft! E de flanela forrada com malha de algodão! Não gosto muito de coisa de lã!

2 mantas de linhas ou algodão 
1 cobertor 
4 jogos de lençóis e fronhas 
2 colchas   Acho que mantas e cobertores já são suficientes!

1 jogo de protetor de berço   Pretendemos fazer Cama Compartilhada (CC), mas ganhamos do meu pai um "berço transportável" para o bebê ficar enquanto eu estiver costurando ou fazendo algo que não dê para ficar com ele no colo, mas o modelo não precisa de protetor! 

1 travesseiro 
3 toalhas felpudas 
3 toalhas fraldas 
1 dúzia de fraldas de pano (caso você opte por usar as descartáveis, estas servirão de apoio à troca de fraldas, às mamadas e alimentação, etc.) 
8 pacotes de fraldas descartáveis tamanho pequeno 
8 pacotes de fraldas descartáveis tamanho médio  Tinha dito em um post ano passado que iria usar fraldas ecológicas nos meus filhos, e mantenho minha ideia! Comprei algumas prontas, e comprei também tecido para fazer outras!

Algumas Fraldas Ecológicas que já compramos! Essas são da Morada da Floresta!



Troca e banho:

1 creme para prevenção de assaduras  Pelos relatos que li, crianças que usam fraldas de pano quase não tem assaduras, mas de qualquer forma acho desnecessário ficar 'entupindo' a pele de um bebê com um creme para prevenir assaduras! Caso venha a ter alguma usarei uma pomada natural! 

1 fita adesiva (para caso for utilizar as fraldas de pano ou a fralda descartável apresente problema no adesivo)  Vou usar fraldas de pano modernas, que não usam fita adesiva, mas de qualquer forma acho difícil alguém não ter fita adesiva em casa...  

1 caixa de cotonete  Acho que todo mundo tem em casa!

1 escova 
1 pente Ainda estou em dúvida sobre a escova e o pente, mas é o tipo de coisa que você acaba ganhando.

1 tesourinha romba Alguém tem mesmo coragem de cortar as unhas de um bebê com isso?! Prefiro usar um cortador mesmo! 

1 garrafa de álcool 70%  
2 pacotes de algodão Acho que todo mundo tem em casa! 2

1 pote de lenços umedecidos, ou melhor ainda, tenha uma garrafa térmica com água morna para higiene do bebê Vou fazer lencinhos "reutilizáveis"! 

1 sabonete neutro Depois vou fazer um post para falar sobre o sabonete que irei usar!

1 shampoo  Acho desnecessário usar shampoo em um bebê.

1 termômetro Acho que todo mundo tem em casa! 3

1 lixeira com pedal
1 porta roupas sujas  Sem comentários sobre os dois últimos itens!
1 trocador  Não acho que precise de um lugar especifico para trocar o bebê, uma cama já serve, e se o problema for o bebê fazer xixi enquanto estiver trocando dá para arranjar um pedaço de tecido impermeável para forrar a cama. Mas de qualquer forma o bercinho que falei ali em cima veio com um trocadorzinho.

1 cesta para colocar as miudezas de troca  Oi? 

1 banheira (observando que deve ser de fácil limpeza sem reentrâncias que possam acumular sujeiras)  Vamos dar banho de balde! E pretendo quando ele ou ela for maior dar banho junto comigo, no chuveiro!




Quarto:

1 abajur  Imagino que seja para amamentar o bebê de noite, mas como vamos fazer CC não têm necessidade, mas de qualquer forma já temos um abajur no nosso quarto!

1 berço com cuidado de medir o espaço entre as grades, que não deve ultrapassar 6 cm  Já falei sobre berço ali em cima! 

1 cômoda dando preferência a uma que já possa funcionar como trocador  Não acho que precise necessariamente ser uma comoda, mas sim um lugar para guardar as roupinhas e as coisas, como um guarda roupa, mas já temos uma cômoda (que por sinal, está comigo desde que eu nasci!)
1 mosquiteiro  O bercinho que ganhamos veio com um mosqueteiro, mas caso contrário acho que não compraria! Durante a noite como será CC não teria como usar um mosqueteiro, e durante o dia pretendo ficar boa parte do tempo com o baby no colo (sling!)...


Passeios:

"Não preciso nem dizer que nas comunidades orientais, como no Japão, Coréia e China, carregar bebê no colo é tão óbvio quanto parece. O mesmo ocorre na África, onde recentemente uma investida da indústria de carrinhos faliu, exatamente porque as mães africanas não compreendem a razão de não se carregar um bebê no colo, com a mãe gozando de boa saúde." 


1 carrinho com moisés  Vou comprar Sling! É o seguinte: acho carrinho um troço extremamente desajeitado! Só de imaginar sair de casa com aquilo nessas ruas com calçadas irregulares e que definitivamente não foram projetadas para carrinhos já me dá até arrepio!

1 bebê conforto (asssento para o bebê) - teste a instalação em seu carro assim que comprar.  Não tenho carro, por motivos óbvios não vou comprar um bebê conforto! haha

2 bolsas (1 pequena e 1 grande com trocador) Quando for sair com o bebê acho mais prático colocar as coisas dele dentro de uma bolsa ou mochila minha mesmo, ganhamos uma pequena em um curso de gestantes que fizemos, mas não pretendo comprar mais nenhuma!


Alimentação:

1 cadeirão  Ainda estou em duvida, mas acho legal para o bebê fazer as refeições junto com a família e ter um lugar para sentar na mesa também (que não seja o colo de um dos pais), imagino que deva facilitar bastante as coisas...

1 jogo de prato 
1 jogo de talheres para bebê  Quero amamentar exclusivamente até os 6 meses, então acho que dá para ver essas coisas depois, quando elas forem ser necessárias... 




Ufa! Acho que foi tudo!
Depois farei mais posts para falar mais sobre a Cama Compartilhada (CC), Sling e Banho de Balde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário