Essa semana aconteceu uma coisa, que além de me deixar chateada, me deixou pensativa:
uma pessoa veio criticar minha escolha de parto e minha preferencia por alternativas mais naturais para criação, usando como "argumentos" situações que aconteceram a anos atrás (para ser mais especifica com a primeira esposa do meu bisavô, ou seja: realmente aaaaaanos atrás), e além de tudo ainda sugeriu que talvez eu não estivesse realmente pensando no melhor para meu filho quando fiz minhas escolhas!
Obviamente quando fiz minhas escolhas já sabia que receberia muitas criticas e que teria que ouvir muitas besteiras, e nem ligo quando isso acontece. "Entra por um ouvido, e sai pelo outro." O me chateou dessa vez foi que as criticas vieram de uma pessoa da minha família, que embora agora estejamos distanciadas, sempre foi muito importante para mim, que não conversou comigo nenhuma vez sobre minha gravidez ou quais eram minhas escolhas e opções (inferiu tudo provavelmente por alguns posts que faço no facebook e pela Vakinha) e além de tudo, pela forma como criticou e pelos argumentos que usou, não parece ter se dado ao trabalho de procurar nenhum tipo de informação, nem mesmo as recomendações da própria Organização Mundial de Saúde!
A principio tinha pensado em imprimir diversos textos e artigos e mandar para essa pessoa ler, então passei uma tarde inteira separando links dos melhores textos sobre parto. Não sei se vou mandar mesmo, mas achei uma boa deixar minha seleção aqui como um incentivo a todos para estudar e se informar!
![]() |
"Para mudar o mundo é preciso antes, mudar a forma de nascer." Michel Odent |
Um pouco sobre ela: Melania Amorim, mãe de 2 filhos, médica-obstetra, formada pela UFPB, com residência em Ginecologia e Obstetrícia pelo IMIP, mestrado em saúde materno-infantil (ênfase em saúde coletiva) pelo IMIP, doutorado e pós-doutorado em Tocoginecologia pela Unicamp e pós-doutorado em Saúde Reprodutiva pela Organização Mundial de Saúde.
- Estudando a cesárea desnecessária: resultados do Global Survey (OMS)
- Indicações reais e fictícias de cesariana
- O mito do parto hospitalar mais seguro para gestações de baixo risco (Tradução do artigo publicado pelo Dr. Mercola: The Myth of a Safer Hospital Birth for Low-Risk Pregnancies)
- Estudando Parto Domiciliar
- Estudando sobre Parto na Água
- Estudando Episiotomia: a Voz das Mulheres
- Morte materna na novela da Globo: o que podemos estudar e aprender?
Blog: Cientista Que Virou Mãe
Um pouco sobre ela: Ligia Moreiras Sena, mãe de uma menina, bióloga, mestre em psicobiologia, doutora e com pós-doutorado em farmacologia, e hoje faz um novo doutorado em Saúde Coletiva.- Reflexão sobre o excesso de cesarianas no Brasil e a autonomia das mulheres
- Relatório da ONU: Relatório da Ação Global sobre Nascimento Prematuro
- O circo do nascimento
Facebook: Ana Cristina Duarte
Um pouco sobre ela: Obstetriz pela USP e instrutora em capacitação de Doulas. É coordenadora do Grupod e Apoio à Maternidade Ativa (GAMA) e autora de Parto Normal ou Cesárea? O que toda mulher deve saber - e todo homem também (UNESP).- O que é parto humanizado
- Parto Domiciliar Planejado: algumas coisas que talvez você não saiba
- Parto em casa, passo a passo (como ele acontece)
- Curiosidades da Partolândia - Mitos derrubados, um a um
Sobre algumas falsas indicações de cesárea, ainda da Ana Cristina:
Outros sites que eu indico:
Grupos no Facebook:
E para finalizar, o promocional de O Renascimento do Parto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário