domingo, 27 de janeiro de 2013

Santa Joana e o Pro Matre proíbem a presença de doulas.. :(

Li hoje uma resposta da Dra. Roxana Knobel à ação de dois hospitais de São Paulo, o Santa Joana e o Pro Matre, que proibiram a presença de Doulas nos partos (a menos que a gestante a escolha como acompanhante, no lugar, por exemplo, do pai), alegando que a medida visava diminuir os riscos de infeção hospitalar (???), e vim compartilhar com vocês: 

 "As maternidades estão proibindo a entrada de Doulas. Em SP duas maternidades grandes já proibiram. Em Campinas, a maternidade também proibiu.Eu quero saber a verdade, qual o problema com as doulas? Por que elas incomodam tanto? Não há evidencias reais que a presença da doula possa, de qualquer maneira aumentar o risco de infecção. Nem na cesariana e muito menos no parto normal. Se a justificativa é a possibilidade de infecção, recomendo que, ato seguido, sejam proibidos os fotógrafos e cinegrafistas.
A presença da doula diminui a taxa de cesariana, a necessidade de analgesia e aumenta a satisfação com o parto - isso sim é baseado em evidencias. 
Minha hipótese é que, no atual panorama obstétrico, a doula funciona como um escudo e uma testemunha da violência obstétrica.
Médicos, gestores e diretores de hospitais, mostrem que eu estou errada, que há outra justificativa plausível e baseada em evidencias.
Ou, melhor ainda, parem com essa atitude retrógrada e insensata e não só permitam, mas incentivem a presença de doulas!   
A presença da doula diminui a taxa de cesariana, a necessidade de analgesia e aumenta a satisfação com o parto - isso sim é baseado em evidencias. Minha hipótese é que, no atual panorama obstétrico, a doula funciona como um escudo e uma testemunha da violência obstétrica.Médicos, gestores e diretores de hospitais, mostrem que eu estou errada, que há outra justificativa plausível e baseada em evidencias.Ou, melhor ainda, parem com essa atitude retrógrada e insensata e não só permitam, mas incentivem a presença de doulas!"
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário