quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Um feliz Beltane para todos!

Hemisfério Sul: 31 de Outubro
Hemisfério Norte: 10 de Maio
Beltane é o Sabbath da fertilidade (desejo de produzir mais nas fazendas e nos campos e não a atividade erótica por si só), derivado do antigo Festival Druida do Fogo, em que se celebra o casamento dos Deuses.

É uma festa alegre em que as mulheres usam coroas de flores, todos dançam ao redor de fogueiras, agradecendo pelo inicio da época da luz e comemorando o amor que deus origem a todas as coisas do Universo.
Também costuma-se acender duas fogueiras, e passar por entre elas para livrar-se de todas as doenças e energias negativas. Nos tempos antigos, passavam também gados e animais domésticos, com a mesma finalidade. Daí surgiu o costume de "pular fogueira" nas festas juninas. 

Uma das mais belas tradições é o Mastro de Fitas (Maypole), um mastro enfeitado com fitas coloridas. Durante o ritual, cada um escolhe uma fita (com sua cor favorita, ou ligada a um desejo), e todos giram, trançando as fitas, como se estivessem tecendo seu próprio destino, colocando-nos sob a proteção dos Deuses!

- Alimentos tradicionais: frutas vermelhas, saladas de ervas, ponche de vinho rosado ou tinto, bolos de aveia ou cevada.

-Ervas tipicas: olíbano, amêndoa, angélica, freixo, margarida, hera, malmequer, prímula, rosas, barba-de-bode.

Nenhum comentário:

Postar um comentário